No dia em que meu pai apareceu em casa com um recorte de uma revista com dicas de como se vestir, tive a certeza absoluta de que os homens que procuram dicas de moda não têm NENHUMA noção sobre por onde começar. E como, pela terceira vez, um amigo me pediu para ajudá-lo a comprar roupas e compor um estilo, foi o suficiente pra me convencer a dar umas diquinhas aqui.
Vamos lá:
1. Você precisa definir um estilo, nem que seja de Jeca Tatu
Não tem nada pior que alguém sem rumo. Não apareça de golinha pólo em um dia e camiseta do Iron no outro. Procure no Google algumas imagens de estilos diferentes. Coloque-os lado a lado e veja qual se adequa mais a você.
2. Antes de pensar na roupa, lembre que em alguma hora você ficará pelado
Esta é a hora de olhar na frente do espelho. Repare nas suas sobrancelhas. Macho que é macho tira a sobrancelha, e isto vale um post à parte. Faz uma diferença enorme. Preste atenção também nos seus dentes, no cabelo, na barba (barba mal feita é bacana, bigode mal feito JAMAIS). Lembre também do shape: sua pochetinha saliente pode ser resolvida 10 vezes mais rápido do que a nossa.
3. A boa e velha teoria das cores
Lembra o disco de Newton? Você nunca imaginou que aquele papelãozinho que você fez na quarta série ia servir de guia fashion, né?! Cores complementares, opostas, equilíbrio… Ficou na duvida, rode o disco. Ele vai te mostrar a solução: o básico – BRANCO.
4. Falando em combinar, tire de uma vez por todas a ideia de que sapato e cinto devem ser da mesma cor pra combinar
Não foram um, nem dois, nem três, mas foram váááarios os homens que já vi dizendo que “como assim, eu vou colocar este cinto diferente da cor do sapato?” . A não ser que voce queira ser o Tinky Winky e usar a bolsinha da cor da roupa, esqueça essa ideia. Cinto verde vai bem com sapato preto, sapato marrom vai bem com cinto caqui, e assim vai. Aliás, cinto de lona não é caro e fica um arraso no look.
5. Acessorize-se
Cinto, pulseira, relógio, óculos, colar, anel e até um brinquinho dá pra passar. Use acessórios, mas com moderação, senão você vai parecer um mostruário da 25 de março. Preste atenção se ele combina com o estilo que voce escolheu no item 1. E, de novo, não exagere.
6. Tenha autoconfiança
Por quê? Mulheres procuram autoconfiança, então, fique confortável no seu novo papel. Se você resolveu mudar seu estilo do dia pra noite, fique tranquilo. É bastante difícil você ir de reggae-roots a playboyzinho do dia pra noite. Provavelmente você vai escolher uma versão melhorada do que já usa. Então ninguém vai apontar o dedo e te chamar de sem personalidade. Acredite, todos vão te elogiar.
7. Consulte uma pessoa que considere ter bom gosto
É de graça e evita pagar mico: peça pra uma amiga ir ao shopping com você ou ligue a webcam antes de sair e mostre pra ela.
8. Eu não tenho dinheiro
Se vestir bem não custa caro. É apenas uma questão de escolher as peças certas. Ninguém vai trocar o armário inteiro do dia pra noite. As suas novas peças darão uma repaginada também nas suas peças antigas. Quando menos epserar você vai ter um armário bacana.
9. Arrisque e copie
No melhor estilo reality-show-londrinho, pegue uma composição de roupa legal e vá atrás de peças parecidas. Serve para algum evento especial.
10. Divirta-se
A moda é para todos, não há nada de errado em prestar atenção no que você está vestindo. Antes de tudo, o que você veste é como o mundo te vê, então pense que as suas roupas são seu cartão de visitas.
Mais do que isso, você merece que as pessoas prestem atenção em você. Pra quem tá na pegada, aqui vai um segredinho: a maioria das mulheres associa que um cara com estilo tem uma puta personalidade. E isso não é nada mal.